Blog: Dinâmica de Grupo: uma Barreira ou Facilitadora?

Data: 19/06/2009

Chegamos à nossa segunda conversa! =)
Quando dissemos no artigo anterior que você precisa "ser você" num processo seletivo, não significa que deva se acomodar e "esperar" uma empresa que procure exatamente as suas habilidades!
 =)


Durante um processo seletivo, as empresas utilizam várias ferramentas para conhecer melhor cada candidato. Existem as entrevistas pessoais, virtuais, coletivas, os testes situacionais ou de personalidade e também as famosas Dinâmicas de Grupo. Percebo que ainda existem muitas dúvidas de como se comportar, principalmente numa dinâmica...Então vamos lá!

Vale lembrar que um dos principais objetivos da dinâmica de grupo é observar o comportamento das pessoas enquanto “grupo” mesmo. Os selecionadores avaliam sua postura com os demais candidatos na tomada de decisões, na organização do tempo e das tarefas propostas. Se você quer se destacar neste processo, indico que desenvolva algumas competências, afinal, o mercado está muito competitivo!

Separei algumas abaixo, que normalmente são valorizadas quando realizamos uma dinâmica de grupo através da Link Talentos, observe e avalie-se:

- Espírito de Equipe: Além fazer a sua parte, deixar que os demais façam também é importante! É necessário saber como contribuir, ouvir, aceitar sugestões e comprometer-se com o trabalho!
- Foco em Resultados: Em alguns momentos, o que vale na dinâmica é atingir o objetivo ou terminar em tempo! Às vezes, o grupo não entrega o resultado por não estabelecer um simples consenso.
- Flexibilidade: Imprescindível! Até que ponto minhas ideias são as melhores? Quais seriam os benefícios de aceitar a ideia do grupo ou de um colega?

- Liderança: Não precisamos de um “cargo” para praticar! É importante termos a capacidade de liderar um projeto, uma atividade, ou até mesmo para iniciar uma tarefa. Dar o exemplo nas atitudes e não esperar acontecer também é liderança.
- Comunicação: Esta competência vai além do “falar bem”. É preciso entender e ser entendido pelas pessoas. Expor com clareza, sentimentos e necessidades, é fundamental para manter bons relacionamentos.

- Autoconhecimento: Quanto mais nos conhecermos, melhor podemos usar nossas habilidades e aceitar nossas fraquezas. Isso mostra maturidade de pode ajudar até no seu controle emocional.

- Automotivação: Não espere estímulos externos para se sentir motivado com seu trabalho ou com a vida! Todos gostam de ter pessoas alegres, bem humoradas e dinâmicas na equipe!


Estas competências são apenas alguns (bons) exemplos para quem quer se destacar numa dinâmica de grupo! Na verdade, se comportando assim, você será destaque em qualquer ambiente que frequentar, favorecendo diretamente sua carreira profissional! Além do conhecimento técnico e experiência na área, em algumas funções estas características serão fundamentais! Caso perceba que precisa desenvolver algumas... MÃOS A OBRA!! Não pense pequeno, você tem o mundo inteiro para explorar! Cada vez mais, as empresas buscam por pessoas capacitadas e qualificadas para as mais diversas oportunidades de trabalho! E agora, com estas competências desenvolvidas, você ainda acha que a dinâmica de grupo pode ser uma barreira?

Leyla Berns
Diretora da Link Talentos
www.linktalentos.com.br 

Assuntos relacionados: Como participar de dinâmica de grupo; Retorno de processo seletivo; processos de seleção de pessoas; como participar de entrevistas; entrevista de emprego; oportunidades de trabalho em blumenau; oportunidades de trabalho 

Imprimir!  

todos os direitos reservados © 2025

W2O